quarta-feira, 6 de junho de 2007

Modalidade Eletrotécnica :
O eletromagnetismo e o fascínio dos campos girantes, os circuitos elétricos de potência e o suprimento energético de grandes centros consumidores até residências são um apanhado geral do que vem a ser a Eletrotécnica.
Esta pode ser melhor visualizada por uma simples verificação das instalações que temos em nossa casa por diante: Se imaginarmos por onde a energia elétrica passa até chegar a uma tomada de uso residencial, ou seja, partindo da tomada, chegando ao medidor de energia, passando pela rede elétrica da sua casa até um poste próximo, o transformador, a rede de alta tensão (aquela mesma que todos tem medo de enrolar a pipa!), as grandes Subestações e por fim as usinas Hidroelétricas. Isso constitui o “equipamento de estudo” dos engenheiros eletrotécnicos.
Para efeito de comparação, o que é telefonia e antenas (telefone, celulares, redes de Internet, antes de transmissão de dados, voz e imagem, etc.) faz parte da Engenharia de Telecomunicações, e o que está da tomada pra dentro da sua casa (televisão, vídeo cassete, DVD, Rádios, CD’s, Microondas) são parte do estudo da Engenharia Eletrônica.
Vários são os ramos de atuação da eletrotécnica: Concessionárias de Energia (no caso de Pernambuco a CELPE), Geradoras de Energia (CHESF, TERMOPE), empresas especializadas em elaboração de projetos para suprimento energético de grande porte, entre outros. Nós, Engenheiros Eletrotécnicos, podemos projetar, supervisionar obras, orçar, e discutir soluções tecnológicas.

Nenhum comentário: